Serviço de Colonoscopia Digestiva - Manhã

Preparo para exame de colonoscopia realizado no período da manhã.

Na véspera do Exame:

Ao acordar iniciar dieta líquida: Sendo líquidos claros sem resíduos, como água, chás, sucos coados ou em caixas sem gomos, bebidas isotônicas( Gatorede de limão ou laranja ). Não é permitido a ingestão de leite, iogurtes, derivados de leite, bebidas escuras ( Suco de Uva, Café, Refrigerantes ou Chás Escuros ).

A Dieta precisa ser leve contendo caldo de legume , carne ou frango, não bater o caldo no liquidificador, tomar somente o caldo da sopa após serem coados os resíduos.
Pode se alimentar também com gelatina de cores claras, torradas, bolachas de água e sal.

• Às 9h00 da manhã tomar 03 comprimidos de Ducolax® e continuar com a dieta líquida durante todo o dia.
  • Às 18h30 da tarde, tomar 01 comprimido de Bromoprida 10mg.
  • Às 19h00, dissolver 150g  Manitol(pó) em 1,500ml (1,5 litros) de suco de laranja ou suco de limão coado gelado sem açúcar. Tomar um copo desse preparo a cada 15 a 20 minutos, no máximo até ás 20h30 da noite.
  • Às 23:00 da noite, tomar 50 gotas de luftal/dimeticona.

ATENÇÃO: Após ingerir o Manitol tomar somente água, chá, água de côco e gatorede até 04:00hs antes do exame e manter JEJUM ABSOLUTO.

IMPORTANTE

Podem ser ingeridas as medicações de uso habitual, mas pacientes diabéticos não devem tomar medicamentos para diabetes no dia do exame, e quem faz uso de medicamentos Anti-Coagulantes (ex: Marevan, AAS, Aspirina, Clopidogrel), pois os mesmos devem ser interrompidos com no mínimo 05 dias antes do exame, com consentimento do Seu Médico.

• É Obrigatório a presença de um acompanhante.
    RESOLUÇÃO CFM n°1.886/2008. O procedimento será suspenso se o paciente se apresentar ao serviço sem a companhia de uma pessoa que se responsabilize por acompanhá-lo durante todo o tempo do exame e no retorno ao lar.

Eventuais biopsias ou ressecção de pólipos podem ser realizadas durante a colonoscopia. Na maioria das vezes, só é possivel saber da necessidade dessas intervenções no decorrer do exame.

Cuidados Após o Exame

Paciente precisa fazer repouso no restante do dia. Após a colonoscopia, o paciente não pode dirigir, nem realizar tarefas que ofereçam risco  a sua integridade, devido ao uso de sedativos durante o exame. Após o exame alimentação tem que ser leve, com ingestao de bastante liquidos.

EM CASO DE DUVIDA LIGAR PARA SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA CAMPINAS DAY HOSPITAL 2127-2900.

Os Seguintes medicamentos devem ser adquiridos em farmácias de manipulação.

RECEITUÁRIO

• Bromoprida 10MG - 01 Comprimido
  • Dimeticona(Luftal) - 50 Gotas
  • Ducolax - 3 Comprimidos